A Televisão de Alta Definição é já uma realidade nos Estados Unidos e no Japão, sendo hoje emitidos, através das redes de Satélite e do Cabo, dezenas de canais de Alta Definição, como a FOX, NBC, CBS, HBO, ESPN, Discovery, Playboy, entre os mais conhecidos. Face a isto, e uma vez que a massificação da Televisão de Alta Definição está mais atrasada na Europa, a própria União Europeia tem estado a envidar esforços no sentido que o actual sistema de televisão seja substituído pela Alta Definição.
Nesta medida em Portugal foi aprovado em Conselho de Ministros que antes de 2012 todos os canais que hoje temos em sinal aberto (RTP1, RTP2, SIC, TVI) vão passar a ser transmitidos em modo digital (fim das emissões em modo analógico, com a adopção integral da difusão televisiva digital). Ou seja, vai ser necessário um televisor de Alta Definição (hd-ready ou FullHd) para que consiga descodificar o sinal e assim poder continuar a visualizar os canais que hoje vemos em sinal analógico. Este novo formato de transmissão oferece uma qualidade de imagem com quatro a cinco vezes mais detalhe que a actual televisão analógica.
É já em 2008 que deverá chegar várias estações com emissão em TVAD. Uma delas deverá ser a Sport TV, que já anunciou o seu desejo de facultar essa tecnologia aos seus assinantes ainda no primeiro trimestre de 2008. O operador TV Cabo também já confirmou como novidade o lançamento de emissões em Alta Definição na sua oferta, nomeadamente com os canais Sport TV, MOV e TVCine. Outro operador interessado no tema é a Discovery Communications, com a sua estação Discovery HD, já disponível em vários países europeus.
Com estas notícias a Alta Definição em Portugal é uma realidade, a pensar já nesta realidade que tardava em surgir e como a Alchip prima por estar sempre um passo à frente no ambito das novas tecnologias em imagem e som, todos os projectos recentes realizados pela Alchip já estão preparados para esta realidade. Está na hora de também se preparar, a Alta Definição está aí...