Construir uma sala de cinema em casa


Um sistema de Cinema em Casa possibilita-lhe desfrutar os seus filmes favoritos em sua própria casa mas com o impacto e o envolvimento a que está habituado a assistir no seu cinema publico preferido. A informação que se segue pretende apenas partilhar os principais aspectos que se tem de levar em conta para transformar uma pequena sala em sua casa numa sala de cinema.
Para criar o seu próprio Cinema requer apenas alguns componentes básicos. Os sistemas mais simples são constituidos apenas por um televisor, um receptor AV com capacidade de processamento surround, as respectivas colunas (5 no mínimo) e um leitor de discos DVD ou mesmo já Blu-ray.


Absorção Acústica:

Alguns audiófilos, num esforço desesperado para reduzir a mais pequena falha na performance do seu sistema áudio, recorrem a determinados produtos e equipamentos (cabos muito dispendiosos, condensadores, estabilizadores, etc.) no entanto, não querendo menosprezar as vantagens de tais dispositivos, estes proprietários muitas vezes acabam por descobrir que esqueceram um dos componentes mais importantes do seu sistema: a própria sala! As diferenças conseguidas melhorando o ambiente acústico de um compartimento são surpreendentes.

Ressonância (eco) é o problema mais comum em salas com paredes planas e pouco mobiladas, acredite ou não na maioria dos casos as paredes vibram durante cerca de 3 segundos após o sinal sonoro original ser gerado (produzindo som: o eco),este problema pode ser resolvido com supressores, embora existam dispositivos próprios no mercado para este efeito (absorvedores acústicos) existem soluções também eficazes e que poderão mostrar-se viáveis por serem mais económicas, na realidade qualquer elemento que impossibilite a reflexão do som (carpete, almofada, tecido esponjoso, etc.) pode assegurar resultados perfeitamente aceitáveis.


Isolamento Acústico:

Se as cenas de maior acção do seu filme favorito, são para os seus vizinhos o que de mais semelhante eles já conheceram de um tremor de terra, acompanhado com um ruído que os faz adivinhar o fim do mundo... então será aconselhável pensar em fazer um bom isolamento acústico à sua sala de cinema. Para lhe possibilitar gozar de toda a potencialidade do seu sistema e evitar maiores problemas!!!

Mantas e painéis de Lã de Rocha. Este produto é um
excelente isolamento térmico e acústico, além de que
sendo não inflamável acrescenta uma segurança
inestimável ao seu cinema. Deverá sempre optar por
produtos não inflamáveis ou auto-extinguíveis.
Decoração funcional:
Quem disse que um sistema de cinema em casa é apenas equipamento? Em baixo tem alguns exemplos de como a sua sala de Cinema em casa pode também ser uma obra de arte decorativa, um refúgio da vida quotidiana, uma imagem de classe e estilo num ambiente funcional e reconfortante.





Uma sala de cinema devidamente insonorizada e decorada, implica largas horas de trabalho, e... alguma liberdade "orçamental". Os revestimentos utilizados assim como a estrutura necessária, a pavimentação, a cablagem, etc. implicam obras bastante trabalhosas mas que o compensarão no fim. Seguidamente algumas imagens das diversas fases da construção de uma sala de cinema privada:




Se necessitar de mais informações contacte-nos, ou faça-nos uma visita e venha ver a nossa sala de cinema, podendo comprovar você mesmo que não necessita de um grande espaço para poder desfrutar do seu cinema em casa.

Alta Definição - Adopção integral da difusão televisiva digital em Portugal para 2012

A Televisão de Alta Definição é já uma realidade nos Estados Unidos e no Japão, sendo hoje emitidos, através das redes de Satélite e do Cabo, dezenas de canais de Alta Definição, como a FOX, NBC, CBS, HBO, ESPN, Discovery, Playboy, entre os mais conhecidos. Face a isto, e uma vez que a massificação da Televisão de Alta Definição está mais atrasada na Europa, a própria União Europeia tem estado a envidar esforços no sentido que o actual sistema de televisão seja substituído pela Alta Definição.
Nesta medida em Portugal foi aprovado em Conselho de Ministros que antes de 2012 todos os canais que hoje temos em sinal aberto (RTP1, RTP2, SIC, TVI) vão passar a ser transmitidos em modo digital (fim das emissões em modo analógico, com a adopção integral da difusão televisiva digital). Ou seja, vai ser necessário um televisor de Alta Definição (hd-ready ou FullHd) para que consiga descodificar o sinal e assim poder continuar a visualizar os canais que hoje vemos em sinal analógico. Este novo formato de transmissão oferece uma qualidade de imagem com quatro a cinco vezes mais detalhe que a actual televisão analógica.
É já em 2008 que deverá chegar várias estações com emissão em TVAD. Uma delas deverá ser a Sport TV, que já anunciou o seu desejo de facultar essa tecnologia aos seus assinantes ainda no primeiro trimestre de 2008. O operador TV Cabo também já confirmou como novidade o lançamento de emissões em Alta Definição na sua oferta, nomeadamente com os canais Sport TV, MOV e TVCine. Outro operador interessado no tema é a Discovery Communications, com a sua estação Discovery HD, já disponível em vários países europeus.
Com estas notícias a Alta Definição em Portugal é uma realidade, a pensar já nesta realidade que tardava em surgir e como a Alchip prima por estar sempre um passo à frente no ambito das novas tecnologias em imagem e som, todos os projectos recentes realizados pela Alchip já estão preparados para esta realidade. Está na hora de também se preparar, a Alta Definição está aí...